Crítica Literária. Livro analisado: O Alienista, de Machado de Assis.
Análises (e ilustrações) de Jullie, Tomás, Henrique
***
Jullie
Recentemente, na aula de literatura, nós lemos O Alienista, de Machado de Assis. Normalmente esse livro não teria me chamado atenção, mas como foi indicação da escola, eu li. Inicialmente eu não estava muito animada, pois eu achei que o vocabulário seria muito complicado, e que a leitura não fosse fluir por conta disso, mas ler cada capítulo com calma e as videoaulas do professor ajudaram bastante, e eu consegui entender o enredo da história.
Eu achei o livro bem interessante. Eu vejo o enredo do livro como uma metáfora, sobre como ambos extremos são ruins, e como tudo tem um equilíbrio, entre defeitos e qualidades, certo e errado, esforço demasiado e preguiça; Temos que trabalhar, estudar, nos empenhar, mas devemos ter também um tempo igual para lazer, ao contrário, podemos nos levar ao nosso próprio desequilíbrio, e então, talvez até a insanidade. Como aconteceu com o Alienista. Umas das coisas que eu mais gostei no livro, é que apesar de ser monótono, o plot twist final faz com que o resto do livro faça sentido, e você fica com aquela sensação de “ah... analisando agora, faz sentido, os sinais estavam ali.” E faz a leitura inteira valer a pena, você termina satisfeito com o final e com o livro por completo, eu gostei e recomendaria esse livro para outras pessoas.
***
Tomás
Eu comecei a ler o livro no início do período de isolamento do ''covid-19''. O motivo da leitura foi que essa era a atividade de literatura da escola. Já imaginava que fosse um bom livro, pois pessoas que já haviam lido me falaram bem da obra.
Achei esse livro interessante, pois esse tema é realmente uma incógnita importante no mundo. Ninguém tem um conceito exato de loucura. Nós normalmente julgamos loucos aqueles que agem de maneira incomum e não pensamos em outras referências.
Foi uma ótima leitura!!!
Ilustração de cena do capítulo 2 do livro quando o alienista se reúne para conversar com Crispim Soares e desvenda o mistério de seu coração
***
Henrique
O livro "O Alienista" eu comecei a ler porque era necessário para a escola. Li o livro durante as duas primeiras semanas de quarentena. Antes de eu ler o livro, sabia pouco do que se passava na história, achava que era uma cidade em que ao longo do tempo todas as pessoas ficavam loucas, como se a loucura fosse uma pandemia.
Eu achei muito bom o livro, ele me fez pensar que não posso esperar a perfeição de tudo, porque ninguém é perfeito.
Inauguração da casa verde
***
Comentários
Postar um comentário