Como as aulas à distância mudaram a minha rotina?
Desde março os alunos das escolas estão em aulas à distância. São mais de 150 dias de quarentena! Não está fácil, mas estamos esperançosos! “Totalmente diferente do normal”, dizem os alunos do sexto ano do AED. "A rotina mudou, mas o foco no estudo não pode diminuir"!
O dia a dia de um típico estudante brasileiro é bastante exigente... e começa cedo! Acordar às 6 horas da manhã e tomar café da manhã com a família: essa é a primeira etapa do dia. Nessa refeição geralmente há pão francês, manteiga, café, leite, e todo tipo de achocolatado: Ovomaltine, Toddy, Nescau. Em seguida, é hora de se arrumar e ir à escola. Muitos vão de carro, acompanhados pelos pai, ou de ônibus escolar. Na escola, para quem chega cedo, há um tempo livre antes do início da aula. Aí está um bom momento para as atividades sociais e esportivas: brincar de futebol, dançar, e conversar. O corpo e a mente se preparam para os estudos! Ao iniciarem as aulas, os alunos fazem as lições e interagem com os professores e colegas. No fim do dia letivo, há mais um momento de interação social. Muitos alunos no AeD esperam, sentados no banco do pátio, ao lado da recepção, os pais chegarem. Há muita conversa e momentos de alegria.
Agora, durante a Pandemia, tudo mudou. O horário de acordar foi alterado para sete e meia da manhã, aproximadamente. Muitos tomam um café pausadamente, conversando com os pais, mas às vezes alguns pulam essa refeição para não chegar atrasado na aula ao vivo! Outros alunos disseram que não gostam de tomar café da manhã e, apenas por causa da insistência da mãe, comem algo leve para não ficar toda a manhã em jejum. Depois do café da manhã, hora das aulas pelo computador! Se o computador demora um pouco para iniciar, ganha-se tempo para escovar os dentes, fazer a toilete, arrumar a cama, abrir a janela para o Sol e ar fresco entrarem, dar um bom-dia caloroso aos pais, etc. Quando o computador fica pronto, as lições são colocadas em dia e está tudo pronto para uma nova aula por videoconferência. Dependendo da matéria e do assunto, a conferência pode ser divertida! Nesse momento, entretanto, sente-se muita saudade, infelizmente, dos colegas e da convivência lado a lado.
Também verificamos que os alunos sonham com o primeiro dia de retorno às aulas… Como será o reencontro depois de tanto tempo? Vai ser muito engraçado, todo mundo de máscara, trocando-a quatro vezes ao dia, fazendo lanche fora da sala, ao ar livre. O sexto ano disse que “nada será como antes” - “a amizade também será diferente, pela falta de abraço e da proximidade no momento de conversar. Vão medir a temperatura de todos e exigir álcool gel na mão. Mas é para o nosso bem!”
Comentários
Postar um comentário